sexta-feira, 16 de julho de 2010

Curso: Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (PIGEAD)

Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação

DESIGN

Design compreende a concepção e a organização de um produto em toda a sua dimensão, é uma atividade que mobiliza toda a criatividade, utilizando situações inovadoras como fator de mudanças.

DESIGN DIDÁTICO

A Educação a distância vem provendo esses meios de acesso a informação a professores e alunos através de cursos de EAD, utilizando a tecnologia disponível.

Para prover meios de acesso através das tecnologias disponíveis em um curso de educação a distancia, o Design Didático deve estar apoiado em situações didáticas diferenciadas utilizando estratégias pedagógicas, com foco na aprendizagem.

Design Didático é utilizado no desenvolvimento de cursos online para que facilite o auto-estudo, a interação e a comunicação entre os cursistas em conteúdos pedagógicos, onde o foco principal é a aprendizagem. O grande diferencial de um curso a distancia, está no desenvolvimento do design didático, que tem como objetivo a apresentação dos conteúdos educacionais de forma eficaz para o ensino aprendizagem, explorando as melhores mídias, para a facilitação das tarefas a serem apresentadas. O Designe Didático está ligado a questões que envolvem a criação de produtos através do desenvolvimento de conteúdos, utilizando processos criativos que levem a uma aprendizagem significativa.

O ensino a distancia no processo educativo tem grande relevância, e para que as novas formas do saber na sociedade da informação tenham qualidade, precisam ser traçados planos de ação para abordagem de como serão aplicadas os conteúdos, lembrando que para ter um Design Didático, facilitador da aprendizagem tem que primeiro seguir passos como: planejar, fazer, revisar e depois compartilhar, para com isso estimular pensamentos, desenvolver habilidades, promover e facilitar a colaboração entre os envolvidos no processo.

As tarefas complexas e desafiadoras, exigem que os alunos reflitam sobre o conteúdo em questão e monitorem a própria aprendizagem, tomando decisões, resolvendo problemas e criando idéias, através de tarefas relevantes que promova sua autonomia.

Alguns autores usam outra nomenclatura para dessign Didático como: Design Instrucional e Design Instrucional Contextualizado, que segundo Filatro (2003) é definido como “a ação intencional de planejar,desenvolver e aplicar situações didáticas específicas que incorpore, tanto na fase de concepção como durante a implementação, mecanismos que favoreçam a contextualização e a flexibilização”.

Vanete Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário