sexta-feira, 16 de julho de 2010

Curso: Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (PIGEAD)

Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação


A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI .

EDUCAÇÃO ONTEM E HOJE

A Educação vem passando por mudanças significativas ao longo dos tempos, antigamente a aprendizagem era centrada no professor. Este era tido como o detentor do conhecimento. Era ele quem sabia tudo, o aluno era passivo, recebia informações e ia acumulando-as com o desenrolar do tempo. Hoje em pleno século XXI, o cenário mudou, a aprendizagem é centrada no aluno, o professor deixou de ser o detentor do conhecimento e passou a ser o mediador da aprendizagem mostrando caminhos pelos quais o aluno pode percorrer, para construir o seu conhecimento. O aluno de hoje é ativo, participa e traz para a sala de aula, uma vivência acumulada ao longo dos tempos.

Os tempos mudaram. Em plena era de globalização, temos em mãos diversos tipos de mídias para o uso educacional. Com o crescimento acelerado da tecnologia, temos acesso as informações rapidamente, sendo assim, nada melhor que nos unirmos a ela, e tirar o máximo proveito do que ela pode nos proporcionar, para melhorar a nossa prática pedagógica, planejando ações que nos levem ao desenvolvimento de habilidades e competências exigidas no ensino do século XXI.

O uso das novas tecnologias no ensino presencial está sendo uma tarefa árdua, para conscientizar professores quanto a sua utilização. Já no ensino a distância, o uso das tecnologias principalmente da internet, tiveram muitos avanços, disseminando novas formas do saber.

Os cursos à distância vêm crescendo em ritmo acelerado, devido à facilidade de acesso, encurtando distância e dando oportunidade do aluno fazê-lo sem sair de casa, basta ter um computador, acesso a internet, tempo disponível de acordo com o curso, saber administrar bem esse tempo e também ter o perfil para o curso desejado .

O computador e a Internet vêm ampliando de maneira acelerada a maneira de pensar sobre o mundo. As possibilidades de acesso as informações são múltiplas. De qualquer lugar do mundo, desde que tendo acesso a internet consegue-se acessar essas informações.

A educação a distância é uma alternativa muito preciosa, pois traz muitas oportunidades de capacitação e aperfeiçoamento na área educacional e tecnológica. Há curso de grande relevância na área educacional, buscando levar atualização e aprimoramento daquilo que o aluno já aprendeu.

Vanete Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário