sábado, 23 de junho de 2012

AULAS INTERATIVAS






Geradores para Orkut





Objetos de Aprendizagem (OA) são materiais ou recursos digitais como simulações, jogos, vídeos, imagens, etc., que podem ser usados e reutilizados para o enriquecimento das aulas, levando os alunos a aprenderem de forma dinâmica e prazerosa.


A utilização dos Objetos de Aprendizagem na educação do século XXI é inevitável, pois podem ser utilizados e reutilizados dando suporte ao ensino, complementando as aulas e inserindo a tecnologia na educação, através da utilização dos computadores e da internet.


Proª. Vanete Cruz.


Desenvolvi as atividades abaixo, para trabalhar de maneira diferenciada com alunos que apresentavam dificuldade em aprendizagem do Ensino Fundametal II, durante a Recuperação Paralela de 2010.
As atividades foram bem aceitas e fez a diferença, pois através delas os eles aprenderam mais e de maneira agradável, pois estavam sendo estimulados pelo uso da tecnologia.

Profª. Vanete Cruz.




Esta atividade foi desenvolvida para ser utilizada por professores para o ensino das horas, mas também pode ser usada pelo aluno.







Breve







ATIVIDADES DE CIÊNCIAS


JOGANDO COM NÚMEROS INTEIROS

Atividades propostas para Números Inteiros Relativos
A) Jogo dos dados coloridos





Material: 1 dado vermelho, 1 dado azul

Nº de jogadores: 4

Objetivo: Obter o maior número de pontos no grupo e entre os grupos.

Como jogar:

- Arremessar os dados.

- Contar os pontos, sabendo que como o dado azul você ganha pontos e como o dado vermelho você perde pontos.

- A cada rodada, registrar os pontos de todos os componentes na tabela.

- Analisar os resultados com o grande grupo e realizar as atividades propostas.


Após realizar as 2 rodadas, é hora de registrar matematicamente as jogadas realizadas no grupo. Para isso, consideraremos negativo (-) os pontos obtidos no dado vermelho e positivo os pontos obtidos no dado azul.

Com a ajuda dos colegas do grupo, registra os dados obtidos anteriormente, na tabela abaixo.
Dado vermelho. Dado azul. Representação matemática.


Agora, reflitam:

-Em alguma das rodadas vocês obtiveram zero? Em que situações?
-O que é necessário para obter zero no jogo dos dados coloridos?
-Em que situações vocês preencheram a coluna perdi pontos?
-Em que situações vocês preencheram a coluna ganhei pontos?
-É possível formular uma regra para estas situações? Qual regra?
-Junte os pontos dos dados vermelhos. Como você procedeu para juntar pontos perdidos
-Reúna os pontos de todo o grupo, verificando se o resultado foi positivo ou negativo.
-Compare os resultados obtidos com os demais grupos.

a) Quem venceu em seu grupo? Venceu com quantos pontos?

b) Quem fez menos pontos em seu grupo? Quantos pontos ele fez?
- Qual o grupo vencedor em sua turma? Com quantos ponto?
-Quantos pontos faltaram para que seu grupo vencesse?

Dica: Saltando sobre a reta numerada fica muito fácil comparar o nº. de pontos.

FONTE:
http://www.pucrs.br/edipucrs/erematsul/comunicacoes/5angelasusana.pdf

domingo, 17 de junho de 2012


ONDE VAI DONA COTINHA?


 

 

 

a)       Partindo do marco zero, ela caminha nove unidades no sentido positivo e pára; depois, sete unidades no sentido negativo e pára; em seguida caminha quatro unidades no sentido negativo e pára; mais uma vez caminha  cinco unidades no sentido negativo e pára; finalmente caminha dez unidades no sentido positivo.    

b) Quantas unidades ela deve caminhar para retornar a sua residência? Em que sentido?

Fonte: Matemática e Realidade. Iezzi, Dolce, Machado
Profª. Vanete S. Cruz.  


Atividade com números inteiros


 ENTREGA DE CORRESPONDÊNCIA



Partindo do marco zero, Carlos o carteiro, vai entregar a correspondência. Quem recebeu carta? De quem foi a última carta que Carlos entregou?

 

Para responder a essas perguntas, siga as instruções.

Caminhe nove unidades no sentido positivo e entregue a primeira carta. Depois, caminhe cinco unidades no sentido negativo e entregue a segunda carta. Para entregar a terceira carta, caminhe duas unidades no sentido negativo. Pra entregar a quarta carta, caminhe três unidades no sentido positivo. Depois caminhe seis unidades no sentido negativo e entregue a Quinta carta. Entregue a última carta caminhando duas unidades no sentido negativo.

Fonte: Matemática e Realidade: Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce e Antônio Machado.

Profª. Vanete S. Cruz

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